BUSCA E SALVAMENTO

FAB resgata tripulantes de aeronave que estava desaparecida desde quarta-feira

Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico empregou mais de 39 horas de voo na operação de busca e salvamento
Publicada em: 20/08/2023 15:49
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Edição: Agência Força Aérea

Três tripulantes que estavam a bordo da aeronave EC-120, de matrícula PR-BGF, desaparecida desde quarta-feira (16/08), foram encontrados com vida e resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) neste sábado (19/08). A tripulação, que estava a serviço do Distrito Sanitário Especial Indígena, era composta pelo Comandante da aeronave, Josilei Albino Gonçalves de Freitas, o mecânico Gabriel Silva Serra e um passageiro, engenheiro servidor da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), José Franciso Vieira.  

O helicóptero voava da base Bona, na Aldeia Maritepu, localizada no Parque Indígena do Tumucumaque, no Pará, com destino ao Aeroporto Sérgio Miranda (SISM), na cidade do Macapá (AP). Ao ser acionado sobre o seu desaparecimento, o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico, unidade da FAB, atuou na operação de Busca e Salvamento (SAR), que durou cerca de 40 horas de voo, envolvendo as aeronaves SC-105 Amazonas, P-95 Bandeirulha e H-36 Caracal.

Na manhã deste sábado (19/08), uma aeronave da Polícia Militar do Amapá (PM-AP) avistou a aeronave desaparecida. Depois de conseguir contato via rádio com a tripulação, a PM repassou a informação de que todos os tripulantes estariam vivos e compartilhou com a FAB as coordenadas do local, que é de mata densa e de difícil acesso. Após notificada, a FAB imediatamente acionou a equipe de busca e salvamento, que prosseguiu para o local.

Com a confirmação, a aeronave FAB 8513,  do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAv) – Esquadrão Falcão, decolou às 11h 20 min de Tiriós (PA) para realizar o resgate dos três sobreviventes. Após duas horas e meia de voo, a tripulação localizou as vítimas.

Devido à vegetação do local ser de árvores de grande porte e sem área de pouso, os acidentados foram içados da área por meio do guincho e levados para Macapá, para receberem atendimento especializado.

De acordo com o Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Falcão, Major Aviador Israel Azevedo Luz, "o treinamento e preparo foram decisivos para o sucesso do resgate, bem como a prontidão e disponibilidade dos militares envolvidos", disse o Oficial.

"A região era predominantemente de mata densa, o que dificultava a visualização da tripulação e aeronave. No entanto, a excelente interação entre os órgãos envolvidos contribuiu sobremaneira para o cumprimento da missão: salvar vidas. Orgulho de pertencer a essa equipe e de ter participado da operação!", relatou o Coordenador de Missão SAR, Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), Rodrigo da Silva Vale.

Os três integrantes da tripulação foram levados para o Macapá, encaminhados para o Hospital de Emergência da região e passam bem.

“Obrigada por todo o apoio, por toda a gentileza e presteza dos órgãos do governo local, da Força Aérea e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) do Pará, que nos comunicou e a gente conseguiu contato e, graças a Deus, ao treinamento, pois, após uma pane com um helicóptero numa selva dessa, conseguimos ter todos com vida e muito bem de saúde! Muito obrigado!”, disse o Tenente-Coronel Gonçalves, piloto resgatado.

Investigação

Investigadores do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I), localizado em Belém (PA), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.

Fotos: Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAv) – Esquadrão Falcão